domingo, 29 de abril de 2012

PARA REFLETIR

Diante das variadas tecnologias existentes, como você se sente? Já tem segurança em utilizá-las?


Como a escola vem lidando diantes das novas tecnologias?




CIBERESPAÇO, HIPERMÍDIA, HIPERTEXTO E BLOG

Atualmente, muito se fala em redes. Convivemos com redes de todo tipo, por toda parte: redes de lojas, redes de TV, redes de computadores...


Inventaram, já faz algum tempo, a internet, que é uma rede de redes de computadores. E agora já falam até de ‘conhecimento em rede’ e de ‘inteligência em rede’, imagine só! Que coisas serão essas? Você faz ideia? Que imagens ou conceitos trazem à sua cabeça essas expressões?

Vamos ver alguns conceitos de termos relacionados à era tecnológica.

Ciberespaço 
É a denominação dum espaço que existe no mundo de comunicação em que não é necessária a presença física do homem para constituir a comunicação como fonte de relacionamento, dando ênfase ao ato da imaginação, necessária para a criação de uma imagem anônima, que terá comunhão com os demais. É o espaço virtual para a comunicação disposto pelo meio de tecnología.
Apesar da internet ser o principal ambiente do ciberespaço, devido a sua popularização e sua natureza de hipertexto, o ciberespaço também pode ocorrer na relação do homem com outras tecnologias: celular, pagers, comunicação entre rádio-amadores e por serviços do tipo “tele-amigos”, por exemplo. (JUNGBLUT, 2004; GUIMARÃES JR., 1999).
Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Ciberespa%C3%A7o


Hipermídia
Já imaginou um lugar onde você lida de maneira simultânea com textos, imagens, vídeos, sons… e quem sabe até cheiros e texturas… ainda tendo a oportunidade de “brincar” com eles, modificando-os, reorganizando-os, enfim, interagindo com eles? Bom… isso é hipermídia.




O conceito é bastante complexo porque tem muitas interpretações. Para não ficar no achismo e na imaginação, apresento a definição de um autor com vasta experiência no assunto.
De acordo com Vicente Gosciola, hipermídia é “o conjunto de meios que permite acesso simultâneo a textos, imagens e sons de modo interativo e não linear, possibilitando fazer links entre elementos de mídia, controlar a própria navegação e, até, extrair textos, imagens e sons cuja seqüência constituirá uma versão pessoal desenvolvida pelo usuário”.
Ainda este autor afirma que a hipermídia é o meio e a linguagem das “novas mídias”, às quais pertencem a internet, os jogos de computador, o cinema interativo, o vídeo interativo, a TV interativa, as instalações informatizadas interativas e os sistemas de comunicação funcionais, entre outros e suas respectivas interfaces.
Disponível em:  http://hipermidias.wordpress.com/2007/10/05/hipermidia-o-que-e-isso/


Hipertexto
É o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal.


O conceito de "linkar" ou de "ligar" textos foi criado por Ted Nelson nos anos 1960 e teve como influência o pensador francês Roland Barthes, que concebeu em seu livro S/Z o conceito de "Lexia"[carece de fontes], que seria a ligação de textos com outros textos. Em palavras mais simples, o hipertexto é uma ligação que facilita a navegação dos internautas. Um texto pode ter diversas palavras, imagens ou até mesmo sons, que, ao serem clicados, são remetidos para outra página onde se esclarece com mais precisão o assunto do link abordado.
Disponível em:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto

Blog
É uma abreviação de weblog, qualquer registro frequente de informações pode ser considerado um blog (últimas notícias de um jornal online por exemplo).


A maioria das pessoas tem utilizado os blogs como diários pessoais, porém um blog pode ter qualquer tipo de conteúdo e ser utilizado para diversos fins. Uma das vantagens das ferramentas de blog é permitir que os usuários publiquem seu conteúdo sem a necessidade de saber como são construídas páginas na
internet
, ou seja, sem conhecimento técnico especializado.
Quem já possui um site pode aproveitar uma ferramenta de blog para atualizar seu conteúdo de maneira rápida e descomplicada, em qualquer lugar da internet basta digitar seu login e senha, escrever o que quer publicar e clicar num botão.
Se preferir, conheça outros blogs antes de criar o seu, aliás, tome cuidado para não criar um blog com o nome de um que já existe você pode ser confundido com outra pessoa.

Um cuidado importante na criação do endereço do seu blog: Não utilize os caracteres [, ], _, +, &. Apesar de serem aceitos em alguns sistemas no momento do cadastro, eles podem não funcionar nos browsers de alguns usuários: já vi vários casos de blogs do tipo 'blog_fulano.blog.com.br' onde alguns acessam e outros não acessam, o problema é o símbolo '_' no endereço.
Disponível em:  http://www.interney.net/blogfaq.php?p=6490966

sábado, 14 de abril de 2012

PARA REFLETIR


E você, professor¸ já parou para refletir sobre como a escola se coloca diante deste
novo panorama da sociedade? O que você acha que mudou na escola na última
década no sentido de atender a essas novas demandas? Como se sente diante deste
novo desafio? Como vem sendo a sua prática? E sua postura diante da necessidade
de aprender ao longo da vida e das novas formas de letramento/alfabetização?



TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO


                                            Olá, Cursista!
Estamos felizes em contar com a sua participação no curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). A disseminação do uso de tecnologias, em distintos ramos de atividades, coloca-nos diante de vertiginosas mudanças na cultura, na sociedade, na economia, na educação; e, em especial, perante os avanços da ciência e de conhecimentos que precisamos incorporar e lidar em sala de aula. Isso exige de nós, educadores, a constante busca de aprendizado, produção e gestão de conhecimentos e, também, desenvolvimento de diferentes modos de obter informações atualizadas, de nos comunicar, de ensinar e criar melhores condições de aprendizagem para nossos alunos. Essa é a marca dos novos tempos!


O poeta português, Fernando Pessoa (2006 [1928]), por meio fragmento do poema “Apostila”, assinado pelo heterônimo Álvaro de Campos, convida-nos a
Aproveitar o tempo!
Tirar da alma os bocados preciosos – nem mais nem menos -
Para com eles juntar os cubos ajustados
Que fazem gravuras certas na história
(E estão certas também do lado de baixo que se não vê)...

Para onde nos conduz esse convite do poeta? Você consegue imaginar o seu papel,
como educador, em uma sociedade em que as tecnologias geram profundas mudanças?
Nas próximas semanas, conversaremos sobre diversos temas relacionados à integração
de tecnologias nos processos de ensino e de aprendizagem, ao mesmo tempo em
que estaremos formando nossa comunidade de prática e de aprendizagem. Ao iniciar este
curso, é importante que você conheça um pouco mais sobre a proposta do curso Tecnologias
na Educação: ensinando e aprendendo com as TICs

 Bom Curso!