sexta-feira, 18 de maio de 2012

CURRÍCULO E ENSINO

Currículo e ensino não são sinônimos, embora sejam conceitos inter-relacionados.
Assim, a elaboração de um currículo depende diretamente da concepção de conhecimento, ensino e aprendizagem que se tem. Registramos que o currículo tem sido orientado à transmissão de conhecimentos socialmente válidos e resultantes de uma seleção organizada intencionalmente com o objetivo de que o aluno alcance determinados resultados.
Enfatizamos, no entanto, que o desenvolvimento do currículo, na realidade da escola e no contexto da sala de aula, vai além das grades curriculares e envolve toda a escola, a vida dos alunos, o entorno escolar, os acontecimentos locais e globais que interferem no sistema de relações estabelecido na dinâmica do processo educacional.
Destacamos, portanto, que uma educação voltada à construção de uma sociedade justa e igualitária, que respeite as diferenças e os diferentes, trabalha no sentido de ampliar os direitos dos educandos às ciências, às artes, à cultura, às tecnologias de comunicação e informação e às múltiplas linguagens de expressão e comunicação que constituem os sistemas simbólicos de uma sociedade.
A integração de tecnologias de informação e comunicação permite, com efeito, interligar essas duas vertentes em novas práticas pedagógicas com o uso da internet e web, o que proporciona expandir as situações de aprendizagem e englobar a complexidade crescente do conhecimento, da ciência e da tecnologia.
Ademais, o uso dessas tecnologias em processos de aprendizagem propicia o registro digital das produções dos alunos, criando condições para que seja possível identificar as dificuldades e os avanços dos alunos, bem como reconhecer o que foi trabalhado do currículo prescrito e o que foi integrado, que vai além do previsto em planos e livros didáticos e também é trabalhado na escola.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

OS DESAFIOS DA LINGUAGEM NO SÉCULO XXI

Pedro Demo é professor do departamento de Sociologia da Universidade de Brasília (UnB). PhD em Sociologia pela Universidade de Saarbrücken, Alemanha, e pós-doutor pela University of California at Los Angeles (UCLA), possui 76 livros publicados, envolvendo Sociologia e Educação. No mês passado esteve em Curitiba para uma palestra promovida pela Faculdade Opet, e conversou com o Nota 10. O tema de sua palestra é “Os desafios da linguagem do século XXI para a aprendizagem na escola”. Quais são os maiores desafios que professores e alunos enfrentam, envolvendo essa linguagem? A escola está distante dos desafios do século XX. O fato é que quando as crianças de hoje forem para o mercado, elas terão de usar computadores, e a escola não usa. Algumas crianças têm acesso à tecnologia e se desenvolvem de uma maneira diferente - gostam menos ainda da escola porque acham que aprendem melhor na internet. As novas alfabetizações estão entrando em cena, e o Brasil não está dando muita importância a isso – estamos encalhados no processo do ler, escrever e contar. Na escola, a criança escreve porque tem que copiar do quadro. Na internet, escreve porque quer interagir com o mundo. A linguagem do século XXI – tecnologia, internet – permite uma forma de aprendizado diferente. As próprias crianças trocam informações entre si, e a escola está longe disso. Não acho que devemos abraçar isso de qualquer maneira, é preciso ter espírito crítico - mas não tem como ficar distante. A tecnologia vai se implantar aqui “conosco ou sem nosco”.