sábado, 16 de junho de 2012

É DE PEQUENO QUE SE APRENDE A PRESERVAR


1-IDENTIFICAÇÃO DOS RESPONSÁVEIS PELO PROJETO:

NOME DO CURSISTA: Francisca de Fátima Menezes Nunes
NOME DO CURSISTA: Geruza Valentim Costa de Carvalho
NOME DO CURSISTA: Laélio Jorge da Costa Ferreira de Melo
NOME DA ESCOLA: Centro de Educação Rural Maria José de Melo - CERU      
LOCAL: Laranjeiras do Abdias - São José de Mipibu                                                  
SÉRIE: 1º ANO (fundamental)     Nº DE ALUNOS: 60alunos
PROFESSORES ENVOLVIDOS: dos 1º anos

2-PROBLEMÁTICA
É de pequeno que se aprende a preservar é o tema e ao mesmo tempo é a problemática a ser desenvolvida nesse projeto. Sabemos que a conscientização das novas gerações é de extrema importância no que diz respeito a preservação do nosso planeta.

3-JUSTIFICATIVA
Ao percebermos a falta de respeito e cuidado com o meio ambiente, vimos a necessidade de mostrar as crianças a importância de cuidar do meio em que vivemos, e através delas conscientizar os seus familiares e a comunidade onde vivem.

4-OBJETIVO(S)
.Despertar a consciência ecológica na criança.
. Valorizar o meio ambiente.
. Conceituar meio ambiente.

5-CONTEÚDOS
. Meio ambiente
. A água em nossa vida
. Ambiente natural e transformado
. As plantas
. Os animais

6-DISCIPLINAS ENVOLVIDAS DE FORMA INTERDISCIPLINAR:
Língua portuguesa
Natureza e sociedade ( Geografia)
Artes

7-METODOLOGIA/PROCEDIMENTO/CRONOGRAMA
AÇÂO
PERÍODO
METODOLOGIA
LEITURA
23/05 a 08/06
Leitura de textos que falam sobre meio ambiente ( feita pelo professor e de forma coletiva )
Cartazes
Jogos e brincadeiras

SEMINÁRIO
01/06
Exposição de cartazes
JOGOS E BRINCADEIRAS

Jogos de boliche, pular corda debaixo da mangueira e outros.
PASSEIO EM VOLTA DA ESCOLA
05 de Junho
Alunos do Primeiro Ano.
CAMINHADA ECOLÓGICA
08 de Junho
Nas principais ruas de Laranjeiras do Abdias.

8-RECURSOS A SEREM UTILIZADOS (tecnológicos na escola)
Livros;
Revistas;
Jornais;
DVD;
Computador e data show.

9-REGISTRO DO PROCESSO
Atividades com os alunos de modo interdisciplinar, Atividade de recorte, colagem e confecção de trabalhos  a ser apresentados na Caminhada ecológica nas principais ruas da comunidade.

10-AVALIAÇÃO
A avaliação será contínua, de acordo com o interesse e participação  do aluno, bem como através de atividades que mostre que os objetivos  foram alcançados.

11-DIVULGAÇÃO DO PROJETO REALIZADO
Será divulgado através do portal do ProInfo e através  da culminância do projeto com apresentações e exposição dos trabalhos realizados durante o projeto.

12-REFERÊNCIA
GIL, Ângela Bernardes de Andrade. FANIZZI, Sueli. Porta Aberta Ciências, 5º ano, Ed FTD, São Paulo SP, 2008.
PINTO, Gerusa Rodrigues. LIMA, Regina Célia Villaça. Coleção O DIA-A-DIA DO PROFESSOR, V. 4. Editora Fapi, Belo Horizonte- MG, 2008.
Vídeo da Turma da Mônica- UM PLANO PARA SALVAR O PLANETA.

PROJETO GERAÇÃO SAÚDE - EDINALDO BRITO E FRANCISCO GOMES

Plano de Aula Diário

Escola Municipal Eusa de Melo Palhano

Destina-se: 5º ano do Ensino Fundamental
Tempo de duração: um dia / 2 aulas
Temática: Geração Saúde
Sub- temas:    1- O começo de uma nova vida;
                      2- As grandes transformações da puberdade;
                      3- Em crise com a balança;
                      4- Bafo de onça nunca mais.

Disciplina: Ciências

Professores: Francisco e Edinaldo

1-     Objetivos

•    Conscientizar que sempre há um começo para uma nova vida;
•    Interar-se a respeito das grandes transformações da puberdade;
•    Alertar sobre os perigos da obesidade;
•    Identificar e compreender as formas de prevenções das DST;
•    Construir conceitos quanto aos cuidados que devemos ter com a nossa boca.

2- Desenvolvimento  metodológico

1º momento – Dia (05/06/2012)

•    Apresentação de vídeo
•    Mesa redonda: Debate dos temas abordados.

3- Recursos utilizados
•    Televisor;
•    DVD;
•    Câmera fotográfica




sábado, 9 de junho de 2012

PROJETO: APRENDENDO ATRAVÉS DAS MÍDIAS - PROFESSOR JOSIEL BARBOSA


ESCOLA ESTADUAL HILTON GURGEL DE CASTRO
Tancredo Neves - São José de Mipibu/RN

Disciplina: Língua Inglesa
Nível de Ensino: 8º ano – Ensino Médio
Turma: Única
Numero de Alunos: 20
Turno: Matutino
Professor: Josiel Barbosa dos Santos
Período: 6 aulas 


 
TEMA: Aprendendo através das mídias

OBJETIVOS: 
·         Oportunizar aos educando um conhecimento mais sistematizado e inovador;
·         Utilizar as mídias disponíveis na instituição escolar, para o aprimoramento do conhecimento, participativo e lúdico;
·         Adquirir novos conhecimentos e habilidades por parte dos educandos e educadores.



CONTEÚDO: Mídias diversas, linguagem escrita e digital.

METODOLOGIA:
  •           Apresentar os alunos o conteúdo programado que é adquirir novos conhecimentos, utilizando as mais diversas formas de mídias disponíveis;
  •            Em uma sala de projeção, com o auxilio do computador, data-show e hometheater, assistir um filme nacional com duração de 90 minutos;
  •            Após assistirem, os alunos deverão elaborar texto dissertativo de 20 a 30 linhas em português sobre o filme com suas opiniões;
  •        Com auxilio dos computadores da sala de informática e da internet, eles deverão digitar o texto já composto e fazer a tradução para língua inglesa, com o recurso do Google tradutor, e após isto, salvarem em seus pendrives, onde os mesmo foram cedidos pelo governo do estado;
    Os alunos farão a impressão do material e entrega ao professor para correção e parte da avaliação.

RECURSOS DIDÁTICOS E MATERIAIS
 
  • Computador;
  •  Data show;
  • Pendriver;
  • Máquina fotográfica;
  • Hometheater;
  • DVD;
  • Sala de projeção;
  • Laboratório de Informática;
  • Impressora;
  •  Internet;
  • Papel.

 
AVALIAÇÃO

A avaliação se dará de forma continua, sendo assim, observadas as participações dos alunos nos momentos propostos e seu desenvolvimento a cada situação apresentada até a entrega e correção do material, gerando assim uma nota.


PROJETO DE TRABALHO - PROFESSORES: SOLANGE MARIA E FRANCISCO ELOY

Série: 9º ano
Tempo estimado: 6 aulas
Área: História/Geografia
Tema: 0s 100 anos do Naufrágio do Navio Titanic
Orientadores: Solange Maria Silva de Oliveira Lima
                      Francisco de Assis Eloy


Objetivos:
Conhecer a origem do navio mas famoso do mundo;
Perceber a diferença do tratamento dado as pessoas de classes sociais distintas;
Entender o porquê de ter ocorrido o naufrágio do maior navio já construído;
Analisar as consequências desse grande desastre em águas oceânicas;
Localizar o ponto de partida, o percurso percorrido e o destino da viagem do Titanic.


Recursos didáticos:
Vídeo
Datashow
Caixa de som
Pendrive
Internet


Desenvolvimento:

1ª Etapa
Logo de início será questionado aos alunos sobre o que sabem acerca do naufrágio do Titanic, deixando que eles contribuam com suas informações já previamente adquiridas.

2ª Etapa
Ver o vídeo do filme Titanic, logo após, fazer comentários pedindo que os alunos contribuam com suas opiniões.


3ª Etapa
Serão distribuídos os subtemas acerca do tema gerador (Titanic), mas antes, a classe será dividida em grupos de três ou quatro componentes.

Tema: 100 anos do naufrágio Titanic
Subtemas:
  • Início e conclusão da construção do navio, os proprietários, metros e pessoas.
  • Os materiais utilizados para a construção do navio, seus compartimentos.
  • A divisão dos compartimentos, a separação das classes sociais.
  • Início (hora) de partida, viagem do Titanic, o local da partida e seu destino.
  • O iceberg - O aviso recebido pelo comandante (capitão) do navio sobre o iceberg à frente.
  • O momento da colisão, hora, dia, mês, ano. O que aconteceu, o que foi feito.
  • A quantidade de botes salva-vidas, quantas pessoas morreram e quantas sobreviveram ao naufrágio.
  • Qual a principal causa da morte dos tripulantes.
  • Que profundidade estava o navio Titanic? Já construíram outro do mesmo tamanho ou maior?
4ª Etapa
Já com os subtemas em mãos, serão distribuídas as tarefas de como será a culminância do projeto.
Na primeira fase os alunos terão que pesquisar, buscando obter informações e organizá-las em um documento de registro, que deverá ser entregue ao professor orientador do projeto.


5ª Etapa
Nesta etapa será desenvolvida a segunda fase do projeto onde os alunos terão que produzir murais ilustrativos, contando toda a história do Titanic, desde a origem da construção até o naufrágio.


PROJETO LEITURA - PROFESSORAS: NILMA GOMES, MILKA SANTOS E RAIMUNDA DALVA

Componentes: Milka Santos , Nilma Gomes de Souza e Raimunda Dalva

Projeto: Vira,Vira, Vira homem. Vira, Vira, lobisomem.

Objetivos: Avançar no conhecimento da linguagem escrita e na aquisição da leitura e da escrita convencional.

  • Aproximar os alunos dos autores contemporâneos e clássicos ampliando seu repertório de leitura de diferentes gêneros literários.

  • Conhecer o Mito do Lobisomem, relacionando-o com outros textos literários que possuem lobos como personagem.

Pré-leitura:   

  • Organizar as crianças para o momento da história.Estabelecer o diálogo sobre os lobos.Dos lobos que conhecemos nas histórias lidas (Chapeuzinho Vermelho, Os Porquinhos, Os Três Cabritinhos, o Lobo Guará...). 

    • Qual o mais perigoso? Qual o mais lobo? Qual o mais simpático? Qual o mais engraçado?

      •  Qual deles você convidaria para sua festa de aniversário?

  •  Hoje vamos falar de outro lobo. Este tem assustado muitas pessoas por aí a fora: O Lobisomem. Alguém já ouviu falar dele?

    • Quem já viu um lobisomem ou conhece algum que já viu?

      • O que vocês sabem sobre o lobisomem? Algum viu desenhou.

  •  Ficção - Vocês sabem o que é ficção? Ficção é uma coisa imaginária uma fantasia ou quando você imagina alguma coisa.

    • Existe ou é ficção?

  •   Fantasia – Obra ou criação da imaginação. 

      Apresentar o livro e os elementos contextualizados.

  •  O que é um mito? Histórias de significação simbólica transmitida de geração em geração.

  •   Este livro conta a história do lobisomem.

 

Leitura: Fazer a leitura com expressividade.

Pré – leitura: O que vocês sentiram ao ouvir esta história?

  •       Será mesmo verdade?

  •   Se você encontrasse um lobisomem o que faria?

  •     O que você preferia encontrar o lobo do chapeuzinho vermelho ou o lobisomem?

  •   Em que dias da semana é possível dar de cara com um lobisomem?

  •     O que devemos fazer se encontrar com um lobisomem?

  •        O que fazer par quebrar o encantamento?

Recursos utilizados: A metodologia usada para o desenvolvimento deste projeto foi as seguintes: Vídeo, filme, textos com histórias sobre lobisomem, data show.

  •      Entrevistar pessoas mais velhas para saber mais sobre o lobisomem.

  •         Pesquisar outras versões sobre o mito.

  •         Reconto (oral/escrito)

  •          Fazer uma lista dos mitos que conhece.

  •         Fazer a leitura dos outros textos do livro.

 

Ficha Técnica: Livro Mitos – O Folclore do Mestre André.

Autor Marcelo Xavier

Ilustrador – Gustavo Campos

Editora Formato

sexta-feira, 8 de junho de 2012

PROJETO: RECICLAGEM DO LIXO - PROFESSORAS: LUIZA MARIA E MARIA DA FATIMA SOUZA


Dados da Aula
- O que o aluno poderá aprender com esta aula:
  • Iniciar a conscientização sobre a reciclagem do lixo.                                                                          
  Conscientizar o que é reciclagem.                                                                           
  Observar as fotos existentes no livro didático sobre o lixo.
_ Duração das atividades:
Aproximadamente 4 (quatro) aulas de 50min.
_ Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno.
_ Aula inicial, não há necessidade de outros conceitos.
_ Estratégias e Recursos da Aula.

1° Momento: Roda de Conversa:
Perguntas Orais: O que é reciclagem?
Já viram uma usina de reciclagem?
No seu bairro tem aterro sanitário?
Tem carro de coleta de lixo?
Para onde é levado o lixo do seu bairro?
O que devemos fazer para ajudar na reciclagem do lixo?

2° Momento: Confecção do cartaz.
 • O tema é: Reciclagem                                                                                           
  Colar desenhos com a reciclagem do lixo.                                                          
  Criar desenhos e pintar: Montar o cartaz.

3° Momento: Montagem do cartaz:
-Em papel madeira colar figuras e desenhos feitos pelos alunos.
-Finalizando a montagem do cartaz, cada aluno irá colar o seu desenho.
Fonte: Fotos de livro ou Revistas. Simulação de separação do lixo.

4° Momento:
- Após o término da confecção do cartaz, e tendo em vista que os alunos estão mais familiarizados com o assunto, conversar sobre como devemos. Agir no meio ambiente para os destinos mais adequados para o lixo?
Como os alunos se saíram na aula?
Saíram-se bem!
Esta aula foi muito proveitosa, pois os alunos tinham o conhecimento prévio do assunto, eles se empolgaram e se interessaram na aula. Foi importante ver a dedicação deles.
Avaliação
Observar se os alunos entenderam o significado de reciclagem, partindo do conhecimento que tinham antes na roda de conversa, analisar e intervir nas respostas deles. Está correto fazer a reciclagem do lixo. Qual seria a maneira certa. Assim teremos uma avaliação de quais conhecimentos eles tinham antes e depois de finalizarem todas as atividades.


                  


PROJETO COM ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA - PROFESSORAS NERIANE E ROSIANE


Escola Municipal Professora Irene Soares da Silva
Parnamirim, 26/05/2012
Laboratório de Informática Irene Soares
Planejamento semanal das atividades desenvolvidas no laboratório de informática de 28/04 a 30/04/2012 – (31/04 e 01/06 planejamento pedagógico e reunião  com os responsáveis para entrega de avaliações )


Turmas atendidas: 1ºB, 3ºA, 3ºB, 4ºC e 4ºD – Turno:  vespertino
Professoras de laboratório: Neriane Rodrigues da Silva e Rosiane Rodrigues da Silva
Disciplinas: Português, Matemática, Geografia e Arte

Conteúdos:
1ºB – Alfabeto, números
3ºA e B, 4ºA e B – Leitura de palavras e separação silábica, adição utilizando cédulas
5ºC – Mapa do Brasil político – estados e capitais do Brasil e suas bandeiras
Competências:
        Desenvolver a coordenação motora
         Selecionar cores
         Conhecer as letras do alfabeto e a sequencia dos números
       Empregar a separação silábica das palavras corretamente
          Resolver operações de adição utilizando cédulas (Real)
       Conhecer a atual divisão política do Brasil, as unidades federativas, suas capitais e bandeiras.
  Habilidades:
          Aplicar a ferramenta de pintura para selecionar cores dando um belo colorido as letras do alfabeto em forma de mosaico
      Desenvolver habilidade em manusear o mouse
          Identificar as várias formas de combinar o valor das cédulas para calcular o preço dos objetos
          Reconhecer no mapa do Brasil político a localização e os nomes dos estados brasileiros, suas capitais e o Distrito Federal.
          Identificar as bandeiras de cada estado brasileiro
Metodologia:
     Aula interativa
        Leitura de letras e palavras
        Exercícios de português, matemática e arte
     Tempo de aula estimado para cada turma: 40 minutos.
      Recursos utilizados:
        Laboratório de informática
     Site educativo: http//www.a77.com.br
     Gcompris
Avaliação: 
Durante a execução das atividades houve bastante interesse, interação e solidariedade entre os alunos e a professora. Os alunos que apresentam mais habilidades com os conteúdos e o uso do computador demonstraram boa vontade em trabalhar em dupla para ajudar aos colegas que apresentaram dificuldade em realizar algumas atividades. As aulas foram muito proveitosas.







sábado, 2 de junho de 2012

MEU PROJETO: LITERATURA INFANTIL - PROFESSORA CLAUDIA LOPES


Projeto: Literatura Infantil
Professora: Claudia Maria Lopes Mariano
Tema: No mundo da imaginação
Duração: 05 a 20 de abril de 2012.
 

Objetivo geral:
Levar o aluno ao mundo da imaginação e ao mesmo tempo a descobrirem o maravilhoso universo da literatura infantil.
 

Objetivos específicos:
Reconhecer algumas histórias infantis;
Utilizar a técnica de dramatizar e fazer reconto;
Desenvolver o hábito de ouvir com atenção;
Cuidar e valorizar os livros;
Estimular o gosto pela leitura.
 

Conteúdos:
Data comemorativa:
Dia nacional do livro infantil
Motricidade fina e ampla;
Expressão corporal;
Historinha: Rapunzel, Chapeuzinho vermelho, Sítio do Pica-Pau Amarelo, Os três porquinhos.

Metodologia:
Conversa informal diálogo e questionamento oral através das historinhas, cartaz, figuras e relatos sobre o assunto;
DVD e CD sobre a história de Rapunzel;
Livros confeccionados por eles;
Música da história (Rapunzel).
 

Culminância:
Apresentação de uma das histórias e mostra dos trabalhos confeccionados pelos alunos.
Desfile com as três turmas do maternal, jardim I e jardim II com a presença dos pais.

Justificativa: A literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa.
 

Fotos do projeto:








PROJETOS DA TURMA TICS - SÃO JOSÉ DE MIPIBU

Este espaço está destinado a postagens dos projetos realizados pelos cursistas durante os estudos da turma Tics - São José de Mipibu - Profª Ângela