sábado, 14 de abril de 2012

TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO


                                            Olá, Cursista!
Estamos felizes em contar com a sua participação no curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). A disseminação do uso de tecnologias, em distintos ramos de atividades, coloca-nos diante de vertiginosas mudanças na cultura, na sociedade, na economia, na educação; e, em especial, perante os avanços da ciência e de conhecimentos que precisamos incorporar e lidar em sala de aula. Isso exige de nós, educadores, a constante busca de aprendizado, produção e gestão de conhecimentos e, também, desenvolvimento de diferentes modos de obter informações atualizadas, de nos comunicar, de ensinar e criar melhores condições de aprendizagem para nossos alunos. Essa é a marca dos novos tempos!


O poeta português, Fernando Pessoa (2006 [1928]), por meio fragmento do poema “Apostila”, assinado pelo heterônimo Álvaro de Campos, convida-nos a
Aproveitar o tempo!
Tirar da alma os bocados preciosos – nem mais nem menos -
Para com eles juntar os cubos ajustados
Que fazem gravuras certas na história
(E estão certas também do lado de baixo que se não vê)...

Para onde nos conduz esse convite do poeta? Você consegue imaginar o seu papel,
como educador, em uma sociedade em que as tecnologias geram profundas mudanças?
Nas próximas semanas, conversaremos sobre diversos temas relacionados à integração
de tecnologias nos processos de ensino e de aprendizagem, ao mesmo tempo em
que estaremos formando nossa comunidade de prática e de aprendizagem. Ao iniciar este
curso, é importante que você conheça um pouco mais sobre a proposta do curso Tecnologias
na Educação: ensinando e aprendendo com as TICs

 Bom Curso!



2 comentários:

  1. Diante dessas tecnologias é de extrema necessidade que sejamos preparados para conviver com elas, estou disposto a enfrentar esse desafio,pretendo participar e socializar conhecimentos referentes ao curso.

    Feliz daquele que tem oportunidade!!!

    ResponderExcluir
  2. O mundo da internet e dos games e sua forma adequada de uso, podem ser trabalhados e discutidos nas escolas, junto às crianças e suas famílias. Nós professores precisamos adquirir conhecimentos em relação as tecnologias e aprender a utilizá-las, precisamos saber como lidar com as tecnologias de informação e comunicação que fazem parte da vida de nossas crianças e adolescentes, tecnologias estas das quais o mundo atual necessita e faz uso.

    ResponderExcluir