sábado, 16 de junho de 2012

É DE PEQUENO QUE SE APRENDE A PRESERVAR


1-IDENTIFICAÇÃO DOS RESPONSÁVEIS PELO PROJETO:

NOME DO CURSISTA: Francisca de Fátima Menezes Nunes
NOME DO CURSISTA: Geruza Valentim Costa de Carvalho
NOME DO CURSISTA: Laélio Jorge da Costa Ferreira de Melo
NOME DA ESCOLA: Centro de Educação Rural Maria José de Melo - CERU      
LOCAL: Laranjeiras do Abdias - São José de Mipibu                                                  
SÉRIE: 1º ANO (fundamental)     Nº DE ALUNOS: 60alunos
PROFESSORES ENVOLVIDOS: dos 1º anos

2-PROBLEMÁTICA
É de pequeno que se aprende a preservar é o tema e ao mesmo tempo é a problemática a ser desenvolvida nesse projeto. Sabemos que a conscientização das novas gerações é de extrema importância no que diz respeito a preservação do nosso planeta.

3-JUSTIFICATIVA
Ao percebermos a falta de respeito e cuidado com o meio ambiente, vimos a necessidade de mostrar as crianças a importância de cuidar do meio em que vivemos, e através delas conscientizar os seus familiares e a comunidade onde vivem.

4-OBJETIVO(S)
.Despertar a consciência ecológica na criança.
. Valorizar o meio ambiente.
. Conceituar meio ambiente.

5-CONTEÚDOS
. Meio ambiente
. A água em nossa vida
. Ambiente natural e transformado
. As plantas
. Os animais

6-DISCIPLINAS ENVOLVIDAS DE FORMA INTERDISCIPLINAR:
Língua portuguesa
Natureza e sociedade ( Geografia)
Artes

7-METODOLOGIA/PROCEDIMENTO/CRONOGRAMA
AÇÂO
PERÍODO
METODOLOGIA
LEITURA
23/05 a 08/06
Leitura de textos que falam sobre meio ambiente ( feita pelo professor e de forma coletiva )
Cartazes
Jogos e brincadeiras

SEMINÁRIO
01/06
Exposição de cartazes
JOGOS E BRINCADEIRAS

Jogos de boliche, pular corda debaixo da mangueira e outros.
PASSEIO EM VOLTA DA ESCOLA
05 de Junho
Alunos do Primeiro Ano.
CAMINHADA ECOLÓGICA
08 de Junho
Nas principais ruas de Laranjeiras do Abdias.

8-RECURSOS A SEREM UTILIZADOS (tecnológicos na escola)
Livros;
Revistas;
Jornais;
DVD;
Computador e data show.

9-REGISTRO DO PROCESSO
Atividades com os alunos de modo interdisciplinar, Atividade de recorte, colagem e confecção de trabalhos  a ser apresentados na Caminhada ecológica nas principais ruas da comunidade.

10-AVALIAÇÃO
A avaliação será contínua, de acordo com o interesse e participação  do aluno, bem como através de atividades que mostre que os objetivos  foram alcançados.

11-DIVULGAÇÃO DO PROJETO REALIZADO
Será divulgado através do portal do ProInfo e através  da culminância do projeto com apresentações e exposição dos trabalhos realizados durante o projeto.

12-REFERÊNCIA
GIL, Ângela Bernardes de Andrade. FANIZZI, Sueli. Porta Aberta Ciências, 5º ano, Ed FTD, São Paulo SP, 2008.
PINTO, Gerusa Rodrigues. LIMA, Regina Célia Villaça. Coleção O DIA-A-DIA DO PROFESSOR, V. 4. Editora Fapi, Belo Horizonte- MG, 2008.
Vídeo da Turma da Mônica- UM PLANO PARA SALVAR O PLANETA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário