sexta-feira, 8 de junho de 2012

PROJETO: RECICLAGEM DO LIXO - PROFESSORAS: LUIZA MARIA E MARIA DA FATIMA SOUZA


Dados da Aula
- O que o aluno poderá aprender com esta aula:
  • Iniciar a conscientização sobre a reciclagem do lixo.                                                                          
  Conscientizar o que é reciclagem.                                                                           
  Observar as fotos existentes no livro didático sobre o lixo.
_ Duração das atividades:
Aproximadamente 4 (quatro) aulas de 50min.
_ Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno.
_ Aula inicial, não há necessidade de outros conceitos.
_ Estratégias e Recursos da Aula.

1° Momento: Roda de Conversa:
Perguntas Orais: O que é reciclagem?
Já viram uma usina de reciclagem?
No seu bairro tem aterro sanitário?
Tem carro de coleta de lixo?
Para onde é levado o lixo do seu bairro?
O que devemos fazer para ajudar na reciclagem do lixo?

2° Momento: Confecção do cartaz.
 • O tema é: Reciclagem                                                                                           
  Colar desenhos com a reciclagem do lixo.                                                          
  Criar desenhos e pintar: Montar o cartaz.

3° Momento: Montagem do cartaz:
-Em papel madeira colar figuras e desenhos feitos pelos alunos.
-Finalizando a montagem do cartaz, cada aluno irá colar o seu desenho.
Fonte: Fotos de livro ou Revistas. Simulação de separação do lixo.

4° Momento:
- Após o término da confecção do cartaz, e tendo em vista que os alunos estão mais familiarizados com o assunto, conversar sobre como devemos. Agir no meio ambiente para os destinos mais adequados para o lixo?
Como os alunos se saíram na aula?
Saíram-se bem!
Esta aula foi muito proveitosa, pois os alunos tinham o conhecimento prévio do assunto, eles se empolgaram e se interessaram na aula. Foi importante ver a dedicação deles.
Avaliação
Observar se os alunos entenderam o significado de reciclagem, partindo do conhecimento que tinham antes na roda de conversa, analisar e intervir nas respostas deles. Está correto fazer a reciclagem do lixo. Qual seria a maneira certa. Assim teremos uma avaliação de quais conhecimentos eles tinham antes e depois de finalizarem todas as atividades.


                  


Nenhum comentário:

Postar um comentário